Arquivo Lourenço Mutarelli


12/03/13 - Over-12(1988) Parte V

Salve traça!
Não há desculpa...resta torcer para que eu seja um pouco mais responsável. :)
Finalizo agora a publicação de Over-12, as capas e o arquivo para download aqui.








04/11/12 - Over-12(1988) Parte IV

Salve traça!
Continuando com a publicação de Over-12, agora as ultimas páginas. Semana que vem posto as capas e fecho o arquivo para download.







28/10/12 - Over-12(1988) Parte III

Salve traça!
Hoje publico a história, que em minha opinião, é a melhor de OVER-12: Solidão. 


Segundo Lourenço Mutarelli, era com esta história em mãos que ele percorria as editoras em busca de publicação.




Solidão se destaca do resto do Zine pois não flerta com o humor, nela o autor desenvolve uma temática crítica que não tenta dialogar com o universo heróico ou humorístico. Em Sequelas, coletânea lançada em 1998 pela Devir, Solidão é republicada com algumas diferenças, no entanto o clima depressivo, opressor não se altera.

Para terminar, coloco um trecho da introdução de Sequelas no qual Lourenço Mutarelli comenta sobre a temática humor, recorrente em seu início de carreira. 

"...acho importante destacar que não tenho nada contra o humor o que me incomoda é o meu humor, ou melhor dizendo, eu não me u reconheço no humor, não me sinto à vontade. Eu insisti no humor porque "o mundo trata melhor quem ri". E também porque era uma imposição de mercado." 


08/10/12 - Over-12(1988) Parte II


Salve traça!

Para continuarmos com a publicação de Over-12, hoje vamos nos deter no Hipereroi. História emblemática se a compreendermos dentro do contexto dos anos 80, e do início da carreira de Lourenço Mutarelli. Nela notamos a presença do já comentado humor, figurinha carimbada para se adentrar o mercado das histórias em quadrinhos nacionais na época, porém agora temos o adendo da temática do herói e suas vicissitudes no cotidiano da metrópole. 









Para quem se interessar, nesta entrevista, concedida ao site Bigorna em 2007, Mutarelli se mostra razoavelmente a vontade. Nela o autor trata bastante do seu início de carreira, das publicações com Marcatti e dos problemas enfrentados por um quadrinista em começo de carreira. A entrevista é longa, mas vale a pena.


30/09/12 - Over-12(1988) Parte I

    Salve traça!

    
    Anos 80, é nessa época que começa nosso passeio, e começamos bem, não?
   
    Sem nostalgia barata, típica de final de festa de formatura, vamos ao ponto. As histórias em quadrinhos produzidas no país  na década de 80 tinham como grande expoente as tiras de humor.  Destacavam-se Angeli, Glauco e Laerte. Lourenço Mutarelli, que se formara em Belas artes em 1985, via no humor uma das vias de acesso ao mercado profissional das histórias em quadrinhos.
  
   No entanto havia algo de diferente no humor produzido por Lourenço Mutarelli, este “algo” acabou por gerar um desentendimento entre ele e Laerte, que na época editava a revista Circo.  

“Minha geração era muito fechada. Tiraram muito sarro do que eu fazia e o Laerte foi um cara que me sacaneou muito, mas foi algo que ele até já pediu desculpas publicamente”(Entrevista concedida ao suplemento oficial do estado de Pernambuco).

    Adaptar-se ao mercado é algo a que todo profissional em início de carreira acaba tendo de se submeter, querendo ou não. Não existe o caminho das pedras e Lourenço descobriria isso.Em 1988, com a ajuda de Fernando Marcatti, Lourenço Mutarelli publica Over-12, um fanzine com uma tiragem de 500 exemplares.

  Começo agora a publicar algumas páginas de Over-12 (1988).Publicarei o fanzine aos poucos, uma vez que é composto de pequenas histórias. Assim que toda a revista tiver sido publicada, disponibilizarei o arquivo completo para download.
     Os scans foram gentilmente cedidos por Jesus N, isso mesmo. Por sinal confiram o trabalho do Nazareno aqui

A capa dá o tom da publicação: agressiva, subvertendo ícones da cultura pop.
Vivemos a cultura punk. 

Erasmo Roberto e o tom humorístico buscado por Mutarelli. 


Zé o Músico, mais uma experimentação com "humor".


   Então é isso, começamos aqui nossa viagem pela obra de Lourenço Mutarelli, semana que vem continuamos com Over-12. 



    Quem se interessar vale a pena ver o Documento especial, a respeito de histórias em quadrinhos. Embora o programa seja produzido no início dos anos 90 ainda podemos perceber um pouco do clima underground e punk dos anos 80. 







04/08/12 - Atualização existe?

    Salve traça!
    Sim existe, este espaço não está abandonado, embora pareça.
    A questão é: como começarei pelas publicações mais antigas de Lourenço Mutarelli, preciso de um embasamento maior com relação às histórias em quadrinhos no Brasil nos anos 80, a estética punk e o universo das tiras. Enfim, a desculpa é a seguinte: devido a greve das federais estou sem acesso à biblioteca, o que me impossibilita de realizar uma pesquisa mais consistente. 
    Enfim, dias melhores virão...ou não. 




24/05/12 - Introdução básica

   Salve traça!
   Este é um post chato, pois é necessário.
   Este é um post pessoal, no sentido deslavado, assumido; não gosto disso.
   Este é um post como os outros, em que, acima de tudo, tento compreender quem sou, e porque sou; toda essa baboseira que deveria se limitar as mesas de bar.

   Neste post tenho que falar que comecei a Estante velha em 18/07/06, com febre e falando sobre futebol, em um post(Brasil?), cheio de erros de português, que tem três comentários, mas segundo o Blogger nunca foi visualizado. Seis anos atrás eu começava uma nova fase de minha vida; a construção de um novo "eu" com base em arqueologias que reconstruíam uma pessoinha desde seu jardim da infância. Um amontoado de fatos, que bem arranjados, indicavam que sempre gostei de escrever(hoje penso que só escrevo pois sou incapaz de desenhar).
   Feita a organização do "ser escritor", iniciei um curso em Letras inglês / português e suas respectiva s literaturas, na recém inaugurada Faculdade Comunitária de Taubaté, que depois, pois o nome não ficava bonito no diploma, virou Faculdade Anhanguera de Taubaté, Instituto de Ensino Superior. Enfim, a Estante velha, assim como um livro qualquer a ser escrito, eram projetos a se cumprir no decorrer dos três anos de curso; e foram. 
   Termino o curso de Letras decepcionado, pois estava habilitado a exercer funções que não estava apto, de maneira alguma. Inicio uma especialização na PUC e prossigo: com a Estante velha e com as fantasias. Em 2010 descubro a obra de Lourenço Mutarelli, a primeira coisa que leio é Transubstanciação(download aqui). Vejo no papel uma obra que pergunta as mesmas coisas que eu me perguntava, seja dia ou noite, em momentos de algodão doce ou de solidão. Enfim, desde então, ando a cata de tudo produzido pelo autor, obsessão que chega ao ingresso em um curso de mestrado, no qual me dedico a uma obra do autor: Arte de produzir efeito sem causa(2008).

    Este é um post chato; já disse.
   Estante velha, desde seu principio, tem se relacionado com minha busca por compreensão pessoal. “The proper study of mankind is man” Logo, nesta nova fase não pode ser diferente. Pretendo, tentar descobrir qual a relação deste objeto de pesquisa comigo, qual a razão de tê-lo escolhido?
   Como farei isso? Iniciarei uma série de posts, teoricamente semanais, na qual disponibilizarei obras do começo da carreira de Lourenço Mutarelli, coisa rara, amarela e fedida. Tentando abarcar em um movimento duplo, dois objetivos:
1 – Socializar obras de difícil acesso. - Disponibilizando-as para download.
2 – Analisar o percurso autoral de Lourenço Mutarelli.

   Enfim, quem é esse homem, Lourenço Mutarelli, que considera a arte uma doença?
   Vamos construir; a ele e a mim.
   No próximo post começaremos com As impublicáveis do Lourenço, zine do início da carreira do autor. 
   Antes disso você pode conferir Transubstanciação aquiOu ler a excelente dissertação de Liber Paz sobre Lourenço Mutarelli aqui
   Para abrir o apetite, uma imagem presente em História em um quadrinho, presente em Mil perigos, de 1991: mais uma da série: “Walt Disney você me enganou!!”


  


11 comentários:

jesus N. disse...

bacana cara ... mutarelli merece ser mais divulgado pelas net da vida .. é bem dificil encontrar seus materias para fazer download .. na verdade quase impossivel ...a unica coisa que se encontr por ai é transsubistanciação.. eu tenho te amo lucimar e mundo pet ..sempre fui doido pra ler o tal dos DESGRAÇADOS ... quem sabe eu não escaneio e te passo para vc postar aqui pra galera .... tem como vc arrumar DESGRAÇADOS? tenho o diommedes tambem masi esse é muito grosso e não arregaço por nada...

Estante Velha disse...

Salve Jesus N.
Então a ideia é divulgar os quadrinhos antigos mesmo. Vou começar pelos fanzines: Impublicáveis e Over 12, pois contém material que não saiu na Sequelas, uma coletânea da Devir.
Em seguida começo com Desgraçados, que é uma sequência de 5 pequenos contos que se interligam, mas que foram publicados separadamente na revista Mil Perigos. PS: Eu acho q Desgraçados é a coisa mais maluca que o Mutarelli já fez, em outras palavras, não a melhor, mas a mais pirada.
Por enquanto só tenho o material dos zines digitalizado, mas não postei ainda porque quero estudar o contexto da época.

Estante Velha disse...

Quanto a possibilidade de você escanear Eu te amo Lucimar e Mundo Pet,por mim perfeito!
Vamos conversar.
Um abraço.

jesus N. disse...

massa cara ... vou ficar de olho...

eu tenho esses Impublicáveis e Over 12 são legais e tal mais não estão entre minhas paradas preferias do mutarelli não .. nem o transubstanciação eu acho tão foda pra ser tão badalada assim .. e desgraçados eu sinceramente nem espero muita coisa não ... heheheh.. o negocio é so a curiosidade que é muita ... se vc puder cara me passa no email juanluquinhas@yahoo.com.br .. assim ja pego seu contato e vejo se te passa te amo lucimar mundo pet eu tava olhando aqui e estou meio receoso de escanear ... é dessas de lombada quadrada não é muito grossa mais so prevejo tragedia quando me imagino arregaçando ela para colocar no escaner... eu pansava que fosse mais fina nem lembrava .. mais te amo lucimar é tranquilo..

eu estava vendo por ai e tão falando que vão reblubicar mais uns materias do mutarreli estão falando em mais um encadernado e tal dizem que te amo lucimar está no meio e que essa ja esta confirmado no site conpanhia das letras .. eu não achei nada la...mais seria realmente muito legal se fizessem um encadernado com trans, desgraçados e te amo lucimar ... e tomara que lancem tambem uma nova edição do sequelas .. esse sim das coisa mais antigas, e dentro dessa compilação que tem minhas preferidas


vc nun tem esse ultimo não , quando meu pai sei la oque et dia de sol?

vc m passando o email vou te mandar pra quem sabe vc divulgar aqui no seu blog uuns materias de minha primeira grafic novel.. é coisa fina ... hehe pr fnas do mutarelli mesmo e semelhantes ...

ate mas estante velha ...

Estante Velha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Estante Velha disse...

Jesus N.
Respondi no e-mail que você forneceu.
Vamos conversando.

Edson disse...

Olá. Gostaria de engrossar o coro por Desgraçados. É raríssimo e não se acho nem scan na Internet.

Seria de valor inestimável se você disponibilizasse.

Obrigado.

Edson disse...

Àqueles que, assim como eu, vieram (ou vierem) até aqui em busca de mais informações sobre a obra de Mutarelli, indico essa tese de mestrado[1].

É, até o momento, a referência mais completa que achei da obra desse autor. (Inclusive um dos apêndices descreve em detalhes todos os álbuns dele publicados.)

[1] http://files.dirppg.ct.utfpr.edu.br/ppgte/dissertacoes/2008/ppgte_dissertacao_242_2008.pdf

Estante Velha disse...

Salve Edson,
Desgraçados será disponibilizado sim, é que estou seguindo por ordem cronológica. Vou publicar os três Zines e depois começo com os álbuns. :)
Quanto a tese do Liber Paz é a melhor mesmo, no sentido que faz uma abordagem ampla da obra do autor. Par quem se interessa por Mutarelli é o primeiro passo, com certeza.
Caso se interesse sugiro dois artigos interessantes sobre o Mutarelli.
http://www.gelbc.com.br/pdf_jornada/Pedro_Araujo.pdf - Que aborda a obra Caixa de Areia

http://www.mediafire.com/?l46eul4eurlfhb9 - E nestes anais, onde há um artigo sobre Quando meu pai se encontrou com o et fazia um dia quente.

Oportunamente colocarei mais links de outras pesquisas sobre o autor.

Anônimo disse...

Escaneia Resignação. Essa é feroz! HAHAA

Jesus N. disse...

o vei ... ta lembrado de mim?

me manda um email que eu quero te mostrar umas imagens da minha hq.... quero ver se conseguimos juntos fazer o lourenço ler meu texto.. a opinião de vcs é importante pra mim ... até breve...